Níveis
SHU
Significa “preservar, obedecer”.
É referência do nível básico de um estudo em que a assimilação da estrutura de linguagem da arte é a ênfase do trabalho.
HA
Significa “quebrar/romper”.
Representa o momento em que, assimilada com clareza a proposta das estruturas da arte, encontra-se uma emancipação da orientação formal externa para se desenvolver uma estrutura pessoal do indivíduo para se expressar na arte.
RI
Significa “cortar/separar”.
É uma referência ideal, ou circunstancial, em que a disciplina de obediência inicial no sistema, amadurece para a obediência à natureza da situação, num paradoxal deixar de agir por si mesmo, para ser pleno em harmonia com a natureza que flui por através de você.
Naturezas
KOTAI
Representa “corpo sólido”.
É uma prática em que há estabilidade no equilíbrio corporal do atacante. Isso gera uma movimentação da defesa para se posicionar em vantagem e, em geral, fragmentando o movimento/fluxo em fases claras,consolidadas, uma à uma.
JUTAI
Representa “corpo fluido”.
Nessa estrutura de prática, ataque e defesa estão em evolução na dinâmica do movimento corporal. Isso gera novas condições entre ataque e defesa, numa dinâmica de movimento em que cada fase é superada antes mesmo de ser concluída formalmente, ou seja, o que era explícito em Kotai, pode se tornar implícito em Jutai
EKITAI
Representa “corpo líquido”.
É uma estrutura de prática em que a defesa está com estabilidade no equilíbrio corporal, muito superior à do ataque, de forma que o fluxo do movimento é resoluto, antecipando implicitamente as condições de reação à sua condução.
KITAI
Significa “corpo de energia”.
Essa é uma transcendência às estruturas. Uma condição ideal, ou eventual em ações, ou não-ação “involuntário, que se dá espontaneamente com surpreendente e natural eficiência.
Didaticamente é uma referência à harmonia e plenitude do indivíduo consigo mesmo e com a natureza.