AIKI
Aiki é o signo regente de toda a arte. Se refere à harmonização natural de energias.
A origem do termo se referia a absorver um ataque aproveitando-o estrategicamente para usar sua energia contra o próprio atacante.
O fundador do Aikido, Morihei Ueshiba O-Sensei, transcende esse conceito de técnica para também uma integração da humanidade com a natureza, onde a harmonia é dinâmica e edificante.
O som da palavra Ai, é o mesmo para a palavra Amor, em japonês e o fundador também se referia ao Amor sublime para representá-la.
KOKYU
Representa “respiração”. Esse signo expressa o dinamismo natural do fluxo de energia. Estrategicamente se expressa em vacuidade e plenitude como: guarda aberta/fechada, equilíbrio/desequilíbrio, força fragilidade, etc.
Sua representação de harmonia natural pode ser expressa com a dinâmica da natureza como: dia/noite, maré alta/baixa, estações do ano, etc.
MUSUBI
Literalmente significa conexão. Tecnicamente se refere ao contato físico de condução, mas também se refere à condução estratégica da situação, sem contato físico diretamente.
O fundador expressava sua visão de Musubi, desde o nível técnico estratégico, até a conexão humana com a natureza em suas dimensões sutis.